Livros de Investimentos Que Todo Investidor Deveria Ler

Tempo de leitura: 12 minutos

Livros de investimentos são sempre ótimos companheiros para qualquer situação e circunstâncias, além de ser um excelente passa tempo. Investir bem requer uma boa educação e uma enorme quantidade de leitura, exige muito estudo. Muita gente nem se dá conta do quanto não sabe sobre determinados assuntos e toma decisões de investimento como num mesa de poker. Para quem tem uma visão de longo prazo e planeja passar a vida se aprimorando na arte de investir, eu diria que é crucial a leitura desses livros que certamente vão ampliar o conhecimento técnico e a visão de mundo tão necessária aos bons investidores.

Enquanto eu vou preparando um outro artigo para definirmos que tipo de perfil de investidor iremos ter para começar uma carteira de investimentos, eu gostaria de fazer uma “preza” de paciência. Enquanto isso, segue os livros de investimentos que já li sobre sobre o assunto. Eu diria que não é difícil conseguir um bom livro de investimentos para ler sobre o assunto, a regra geral é não deixar se enganar por títulos absurdos que prometem fórmulas mágicas para ficar rico.

Tentarei tratar de um nível de leitura do fácil ao avançado, embora vai depender muito do tipo de leitura que cada um tem.

Os Livros de Investimentos a ler

Segredos da Mente Milionária – T.Harv Eker

Embora em alguns momentos da minha vida eu me questione se esse livra é mais um livro de auto-ajuda que um livro sobre investimentos, eu diria que ele é um livro que todo iniciante deve ler, por ser capaz de abrir os olhos para o mindset do futuro investidor. Sua abordagem é simples. Foi um dos primeiros livros de investimentos que li, indicado por empreendedores na época em que o li. Com certeza um bom livro para se começar e mudar o conceito existente sobre o dinheiro.

Pai Rico Pai Pobre – Robert Kiyosaki

Esse para mim foi um divisor de águas no quesito livros de investimentos. O livro dá um tapa na cara, pois parece criticar toda a instituição educacional do mundo, mas com o decorrer do livro vemos que não é bem assim. Ele é um dos grandes culpados de eu ter entrado no mundo dos investimentos. Com mais de 30 milhões de cópias vendidas no mundo, sendo 2 milhões delas no Brasil até 2010, “Pai Rico, Pai Pobre” é um dos livros de investimentos e finanças pessoais mais vendidos da história e se tornou best-seller. Os autores Robert Kiyosaki escrevem que as pessoas precisam trabalhar para acumular durante a vida ativos que possam se transformar em fonte de renda. A busca da independência financeira consiste em investimentos em negócios próprios, aplicações financeiras e principalmente compra de imóveis. Criticam as escolas tradicionais, onde os jovens “passam anos sem aprender nada sobre o dinheiro” e, terminada a fase de estudos, acabam obrigados a trabalhar para uma empresa para se sustentar porque não aprenderam a fazer o dinheiro trabalhar para eles. Os autores ensinam, por exemplo, que ativo é o que gera renda e passivo é o que dá despesa. Um imóvel de veraneio que nunca é alugado, por exemplo, pode ser considerado um passivo, e não um investimento.

O Homem mais Rico da Babilônia – George S Clason

Um livro bem antigo, sua primeira publicação foi em 1926 e até hoje ele faz sucesso figurando constantemente entre os livros de investimentos mais vendidos do gênero e tem uma linguagem bem atualizada. Apesar do livro parecer um romance, onde a narrativa construída  conta uma história bem envolvente, mostrando como pessoas comuns conseguiram erguer uma das civilizações mais ricas do mundo. O livro esboça bem o sentido do valor do dinheiro, o sentido de disciplina, e o princípio básico de investimentos. Deixa claro na leitura que você não precisa ser um expert para lidar com suas finanças. Basta ter um conhecimento básico, disciplina e paciência para alcançar seus objetivos financeiros. Sem dúvida uma excelente leitura.

Qualquer livro do Gustavo Cerbasi – Em especial Investimentos Inteligentes

Embora eu indique qualquer um dos livros do Grande Gustavo Cerbasi, que é uma grande educador financeiro, eu diria que seu livro, Investimentos Inteligentes, é um livro que deve ser lido principalmente por tratar da nossa realidade brasileira. Um livro com linguagem bem simples e técnica, mostra e ensina na teoria os principais produtos de investimentos que temos em nossa realidade.

Investimentos – Mauro Halfeld

Grande autor e colunista da CBN, também indicaria qualquer livro dele, porém o único que li foi o Investimentos, muito bom, didático, da uma abordagem completa para se ter uma boa educação financeira com seu dinheiro, vai desde a organização financeira, controle de dívidas, orçamento doméstico até seus primeiros passos em investimentos sólidos e seguros.

Axiomas de Zurique – Max Gunther

Apesar de criticado por investidores com visões de longo prazo, o livro “Os Axiomas de Zurique” é visto como uma espécie de bíblia dos livros de investimentos por quem especula no mercado de ações. O texto de Max Gunther revela os dogmas seguidos por banqueiros suíços para acumular patrimônio e obter êxito no mercado financeiro. O conteúdo pode ser sintetizado em 12 axiomas que devem ser seguidos sempre pelos investidores:

  • 1) Não tenha medo de arriscar um pouco. Alto risco significa alto retorno;
  • 2) Realize o lucro sempre cedo demais;
  • 3) Se suas especulações andam mal, saia e parta para outra. Saber perder é uma das virtudes de um bom especulador;
  • 4) Não baseie suas especulações em previsões – e, sim, no que você vê acontecendo a sua frente;
  • 5) Não se deixe levar pela ilusão de ordem. Não existe um fórmula exata que vá lhe proporcionar sempre ganho;
  • 6) Não se deixe prender a sentimentos em suas especulações. Se perceber uma oportunidade melhor, corte suas raízes e siga em frente;
  • 7) Só confie em um palpite se você for capaz de identificar algo que consiga explicá-lo;
  • 8) Mantenha o sobrenatural longe de suas especulações;
  • 9) Um bom especulador possui confiança, não otimismo. A confiança nasce do uso construtivo do pessimismo;
  • 10) Antes de arriscar seu dinheiro seguindo a opinião da maioria, pondere e avalie por si mesmo se a decisão é acertada ou não;
  • 11) Se sua especulação não está dando o retorno desejado, não seja teimoso e desista. Outras boas oportunidades podem estar a sua volta sem ser notadas;
  • 12) Não planeje investimentos a longo prazo. O único plano a longo prazo que um especulador precisa ter é o de ficar rico.

Como Chegar ao Seu Primeiro Milhão – Marco Falcone e Regina Tesima

Conta a história de um casal que chegou ao seu primeiro milhão em 6 anos. A leitura aborda a vida desse casal que tomou uma decisão, arregaçou as mangas e tiveram disciplina para poupar, aprender sobre investimentos, investir  e seguir todos os passos sem precisar de arriscar tanto ou montar um grande negócio. A leitura é ótima, principalmente para instigar aqueles que não tem muita fé no quesito investimentos, eles falam de temas como tesouro direto e ações na bolsa de valores aprendendo do início, e como eles tiraram da cabeça o “bixo papão” que causa ansiedade em tantos iniciantes nesse mundo.

Tesouro Direto Carteira Rico – Eduardinho

Um excelente livro para se entender tudo sobre Tesouro Direto, e ter uma estratégia bem definida onde o autor mostra como ganhou 124% de ganho nesse investimento que é considerado um dos mais seguros do Brasil. É introdutório, intermediário e avançado, para quem é iniciante e quem já conhece o mundo dos investidors. Recomendo muito a leitura desse livro. E você pode adiquiri-lo aqui.

Alocação de Ativos – Henrique Carvalho

Um bom livro para quem já tem um pouco de conhecimento sobre finanças e investimentos. O livro aborda uma estratégia de investimentos seguido por grandes investidores que visa a segurança e o controle de risco para aproveitar o máximo possível da diversificação de seus investimentos. O autor é um grande educador financeiro, autor dos blogs www.hcinvestimentos.com e www.viverdeblog.com.br, é sem dúvida leitura obrigatória se você tiver um perfil de investidor com aversão a riscos. E você pode adiquiri-lo aqui.

O Investidor Inteligente – Benjamin Graham

Esta, talvez, seja a indicação de livros de investimentos mais importante da lista. Considerado pelo magnata Warren Buffett, grande “astro” dos investimentos, o melhor livro de investimentos da história, a obra de Graham ensina fundamentos básicos da análise fundamentalista que um investidor precisa saber antes de aplicar dinheiro em renda variável. Para ilustrar esses conceitos, o autor utiliza relatos de eventos históricos. Há muitos motivos para quem investe em ações ler “O Investidor Inteligente”, do economista americano Benjamin Graham (1984-1976). Mas nenhuma delas é mais convincente do que dizer que Warren Buffett considera esse o seu livro de cabeceira. Até os anos 1930, as decisões de investimento em bolsa eram tomadas sem um método científico. Foi ele o primeiro a dizer que o valor de uma ação deveria ser calculado pelo fluxo de caixa de uma empresa trazido a valor presente descontada de uma taxa de risco. Ele também foi pioneiro em defender a compra de ações de empresas sólidas com ótimas perspectivas de geração de caixa em momentos de estresse do mercado para mantê-las no portfólio por longos períodos de tempo. Bastante defendidas até hoje, essas teorias fizeram a cabeça do então jovem Warren Buffett quando livro foi publicado, em 1949. O bilionário já chegou a dizer que, depois de seu pai, Graham foi a pessoa que mais exerceu influência em sua vida. A única ressalva ao livro é que boa parte das regras de contabilidade ensinadas pelo autor não se aplicam à realidade brasileira.

Livros de Investimentos que ainda não li mas pretendo e está na minha lista

O Milionário Mora ao Lado – Thomas J. Stanley & William D. Danko

É um livro que ouço falar muito bem, mas que nunca o li, inclusive até tenho outro livro do mesmo autor. Sempre divulgado em listas de livros de investimentos que se deve ler. Uma citação que li sobre o livro foi que “Se você acha que os milionários só andam de carros luxuosos ou tem seu próprio iate você poderá se surpreender sobre como os milionários ganham e gastam o seu dinheiro. Quem sabe você mesmo não tenha um milionário que more ao seu lado?”, que mostra bem o que o livro pode trazer de conhecimento.

Comprar ou Vender – Como investir na Bolsa Utilizando Analise Grafica – Eduardo Matsura

Também um livro muito bom, bem técnico, que, apesar de ter um conhecimento sobre análise técnica ainda não tive oportunidade de ler esse livro que também é muito citado no mundo dos investimentos, é um dos próximos livros que pretendo ler, desse autor tão conhecido. Já li resenhas sobre o mesmo e o que posso dizer é que para quem curte passar horas olhando para gráficos da bolsa e não enxerga nenhuma oportunidade de investimento, um bom primeiro passo para entender a análise técnica é a leitura deste livro. A obra é bem técnica e ensina a entender os gráficos e os movimentos de preços das ações. A partir de sua leitura, o investidor poderá começar a tentar antever os movimentos futuros de determinadas ações com base em indicadores técnicos, como média móvel, índice de força relativa, divergências, osciladores e muitos outros.

Mensões Honrosas

Dois grandes livros de investimentos que tenho eles, tomo como referência e que indico a qualquer pessoa, e não somente a pessoas que estudam investimentos. Acredito que deveria ser tratado em escolas. Não são bem livros de investimentos, são biografias, porém aborda o mundo dos invesitmentos e de grandes figuras do mundo e brasileiras.

Sonho Grande – Cristiane Correa

O livro conta a tragetória do trio parada dura do empreendimento brasileiro, Jorge Paulo Leman, Beto Sicupiria e Marcel Telles, o livro é uma grande aula de como ter visão, e como você deve ter paixão pelo faz. Jorge Paulo Leman, o homen mais rico do Brasil e da Suiça, e um dos homens mais ricos do mundo, tem um modelo de empreendimento que transforma toda empresa que compra e a torna a maior de seu ramo.

A Bola de Neve – Alice Schroeder

A biografia autorizada e assinada por Warren Buffet, o maior mega investidor do mundo, a 20 anos lista como um dos 3 homens mais ricos do mundo. Sua história e trajetória, além de um bom livro, uma excelente leitura uma das melhores obras biográficas que já li. De seu primeiro negócio até a Berkshire Hataway, seu império de 18 funcionários.

Esta é uma pequena parte de minha estante de livros de investimentos. Quis passar aqui minhas recomendações. Ainda teria muitas outras, mas para começar, acredito que já está de bom tamanho para um início de leitura.

Ler também esse artigo aqui.

Mais livros de investimentos e cursos aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *