Investidor iniciante: Alocação de Ativos

Tempo de leitura: 4 minutos

Alocação de Ativos

Os especialistas afirmam que a alocação de ativos seria uma das melhores – se não a melhor – estratégias de investimento para as pessoas que desejam realizar investimentos porém reduzindo os riscos de perder o seu dinheiro, e ainda obter uma rentabilidade financeira considerada positiva. O fato das pessoas apostarem nessa estratégia pode oferecer muitos benefícios, e por isso a alocação de ativos tende a ser algo crucial para o investidor iniciante.

Ao iniciar a sua trajetória diante do universo de investimentos muito falam sobre a necessidade de obter conhecimento sobre tudo o que for realizar e ter alguma estratégia que possa reduzir os seus riscos. Diante disso se torna imprescindível utilizar a alocação de ativos para que possa obter resultados positivos e interessantes mesmo sendo um investidor iniciante. Confira no texto detalhes referente a alocação de ativos e qual seria sua importância.Alocação de Ativos I

Considerado um modelo de investimento eficiente para ser utilizado com a visão a longo prazo, a alocação de ativos permite proporcionar segurança a todos os investidores sejam eles mais experientes ou inclusive iniciantes. A estratégia tem como objetivo melhorar a relação que existe entre riscos e o retorno do investimento, sendo que seria realizado através do tamanho da posição – o quanto investe de acordo com a sua tolerância a riscos e outros.

Esse tamanho da posição tem a relação com o quanto o investidor iniciante tende a investir em cada ativo levando em consideração, principalmente, a sua tolerância diante das metas, riscos e horizonte de tempo que possui. Os investidores conseguem a partir da alocação de ativos ter noção sobre seus riscos e potencialidades de obter retornos interessantes, e justamente por isso que a estratégia se torna crucial para quem deseja garantir seu futuro.

Claro que a estratégia não está voltada a apenas ao investidor inicial, e sim aos investidores que almejam garantir um futuro positivo sem resultados a qual colocam a sua carteira de investimentos em risco. Nesse caso começar a utilizar a alocação de ativos seria uma medida inteligente que promove a todos mais segurança e minimiza possíveis falhas pela falta de análises que se tornam cruciais em todo e qualquer mercado que envolve investimento.Alocação de Ativos II

A Importância e Como Utilizar a Alocação de Ativos

A importância da alocação de ativos para investidor iniciante e também ao investidor mais experiência seria muito grande por conta de vantagens que a estratégia tende proporcionar com uma maior facilidade em entender os investimentos e praticar a estratégia para alcançar resultados. Além disso é possível reduzir os seus custos e preocupações pois possui o planejamento com foco no longo prazo que evita riscos desnecessários para sua carteira.

A alocação de ativos se inicia com a definição de um percentual que tem o interesse de investir em cada ativo – sendo de renda fixa e variável. Depois é necessário definir quais ativos pretende incluir dentro de cada ativo para a realização de investimentos em cada categoria. Por exemplo. No ativo de renda fixa você pode incluir o tesouro selic e o prefixado. Assim pode fazer a definição do percentual que investirá em cada categoria dentro do ativo.

Essa definição ocorre a partir da divisão do percentual total que foi definido no primeiro momento para cada categoria dentro do ativo. Por exemplo. O investidor inicial definiu que irá investir 60% na renda fixa e escolheu que o ativo terá o tesouro selic e o prefixado. Nesse caso fica 30% para o selic e o prefixado com mais 30%. Os especialistas afirmam que na alocação se torna interessante também fazer investimento mensal para equilibrar a carteira.

Procure também colocar a sua carteira de investimento no automático que permite maximizar os lucros. Alguns investidores usam o Day Trade que no caso seria bem interessante para controle de carteira e reajustar os ativos.

Para saber mais e se tornar um especialista em Alocação de Ativos confira o eBook do grande Henrique  Carvalho, que é mestre e especialista em Alocação de Ativos, clicando aqui.

Não deixe de acessar os próximos conteúdos do Investidor X.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *