Como investir em quotas de FII

Tempo de leitura: 4 minutos

Como investir em quotas de FII

Entrar para o mercado de investimento pode ser uma boa estratégia para a pessoa que almeja construir uma independência financeira saudável, porém, para que consiga ter sucesso nesse mercado, se torna fundamental obter os conhecimentos e habilidades necessárias para que invista em opções que te atribua os bons ganhos.

Investir em quotas de FII (fundos de investimento imobiliário) seria uma opção interessante para que adentre esse mercado.

Começar a investir nas quotas de FII não seria um processo tão complexo e intenso como algumas pessoas imaginam. Pelo contrário. O fato de fazer os investimentos em fundo que conta, com administradores de qualidade, tem a chance de promover benefícios. Basta passar por processos de escolha da corretora, escolha de fundos e envio de ordem para corretora. Para saber o processo para investir em quotas de FII com mais detalhes confira o texto.

Quotas FII(1)

Conhecido como fundos de investimento imobiliário, o FII seria uma espécie de condomínios de investidores que permite aplicar diferentes recursos em negócios que se caracterizam como imobiliários. A partir desse fundo pode existir a possibilidade do investidor aplicar recursos em empreendimentos imobiliários e, inclusive, imóveis prontos ou títulos financeiros que sejam da mesma categoria como Certificados de Recebíveis Imobiliários e os outros.

Com as quotas de FII a pessoa deixa de investir em apenas um imóvel para ter a chance de investir em vários imóveis sem obter a necessidade de arcar com custos de documentos, registro e taxas distintas. Ou seja. São diversas vantagens ao começar a investir diante dessas quotas como a possibilidade de obter benefícios fiscais à pessoa física, que permite uma isenção de IR a partir dos rendimentos mensais que tendem a ser recebidos pelos cotistas.

Investir nas quotas de FII se tornou uma vantagem interessante, por isso se mostra a necessidade de entender como o processo ocorre e também as particularidades diante do mesmo, como a distinção de investimento sobre o mercado primário e o mercado secundário. Além disso, para realizar todo o investimento no FII pode existir a necessidade de entender como compor a sua carteira analisando a qualidade do empreendimento e até o inquilino.

Quotas FII(2)

Aprenda como investir nas quotas de FII

Entenda que esses fundos FII possuem administradores que  tem como um objetivo tomar conta de todo o andamento do mesmo e assim, gerenciam conjunto de imóveis ou de papéis envolvido nas quotas. Geralmente, esses administradores seriam as instituições financeiras que são fiscalizadas pela Comissão de Valores Mobiliários e os mesmos tem a função não apenas de cuidar de imóveis de forma geral, mas também apresentar certos detalhes.

Esses detalhes seriam o balanço patrimonial, demonstração de resultados e outros. A partir disso a pessoa não precisa se preocupar com documentos e outros processos, apenas investir e analisar seu retorno. As quotas de FII se dividem em dois momentos que cabe ao investidor escolher o ideal sendo o mercado primário e o secundário. A primária seriam suas primeiras quotas, e elas passam a ser lançadas pela Ofertas Públicas sem existir corretagem.

A secundária ocorre logo após a primária e possui ofertas de quotas a partir da Bovespa. Nela a pessoa que comprou as quotas de FII na primeira tem a chance de vendê-las através de ordens de venda e através de corretoras. O ideal antes de comprar essas quotas seria começar a analisar não apenas as características físicas do empreendimento, mas a qualidade do mesmo e no caso também de inquilinos e se lhe oferece a diversificação de segmentos.

Claro que tudo isso você não faz de um dia para o outro, pois tende a ser de fato necessário conhecer esse mercado e encontrar um fundo que possua a administradora eficiente e também uma corretora que possa ajudar vender quotas de FII que tenha comprado no mercado primário, e seja vantajoso.

Se quiser saber mais sobre investimentos em FII, você não deve deixar de conferir o curso sobre FII, clicando aqui.

E não deixe de continuar conferindo nosso site, Investidor X.

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *