Cenário Atual dos Investidores no Brasil

Tempo de leitura: 2 minutos

Atualmente no Brasil temos aproximadamente 637.000(seiscentos e trinta e sete mil) investidores individuais atuando no mercado de ações segundo dados de Maio de 2013 da Bovespa (http://www.bmfbovespa.com.br), um número baixo de investidores no Brasil se comparado a outros países, ou até se comparado a população do país, mas isso se deve a muitos fatores externos, como o de crises que atualmente está acontecendo, a baixa atratividade, o fator de risco e principalmente a falta de informação da população(provavelmente o maior problema) .

Em uma ferramenta gratuita do Google (www.google.com.br), pesquisei e notei que a busca em geral por investimentos na bolsa de valores caiu muito desde 2009 devido a crise de 2008. Antes disso existia uma busca muito grande pelo assunto como mostra o gráfico abaixo (note o pico que teve pouco antes da crise de 2008):

Gráfico ações bolsa bovespa

Além disso, o mercado se encontra em queda, os ânimos estão em baixa, e isso está diretamente relacionado com a falta de interesse das pessoas em investir, o que inclusive está previsto em estudos de finanças comportamentais, mas segundo livros que li e como grandes gurus do assunto falam, provavelmente essa é uma ótima hora para entrar no mercado de ações, pois os preços estão baixo, as pessoas estão com medo, e com essa premissa eu pretendo entrar nessa estatística da Bovespa como um investidor individual.

Já no Tesouro Direto (programa do Governo Federal para compra e venda de títulos públicos  https://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto) o número é ainda menor, são 350 mil investidores individuais até junho de 2013 segundo dados do governo, muito provavelmente esse número baixo pode se dar pela falta de informação do povo, porém a procura no Google é o oposto da Bovespa, o crescimento da busca sobre o assunto é constante como mostra o gráfico abaixo:

 grafico tesouro direto

 Talvez uma pequena mudança no cenário atual de investidores esteja acontecendo atualmente no Brasil, este será um produto muito usado por mim (Tesouro Direto) futuramente e visto em futuras publicações aqui. Os produtos financeiros serão um assunto que será profundamente discutido aqui ainda.

Minha pretensão aqui foi apenas dar uma amostra do atual cenário brasileiro, e o quanto tem pra todo mundo, esse assunto ainda é muito fracamente abordado no país e quando o assunto é passado para o povo, é de forma  assustadora, como se quisessem afastar as pessoas do assunto.

Fontes:

http://www.bmfbovespa.com.br

https://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto

(gráficos) http://www.google.com/trends

3 Comentários

  1. Ostreicher

    Bom dia,

    Na opinião do Investidor X, qual o melhor índice a ser seguido?

    Claro fazendo as suas devidas correções.

    Responder
    1. investidorx

      Olá Ostreicher,
      Eu não diria o melhor índice a ser seguindo, porque isso varia de cada perfil, mas hoje acredito que a Selic seria a mais segura, no meu caso, o que vou tentar criar aqui é um índice próprio com a carteira que pretendo montar! Veremos no futuro o quão bem me sairei!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *