Abrindo uma Conta em uma Corretora de Valores

By | novembro 21, 2013

Corretora de ValoresAbrir uma conta em uma corretora é um passo que faz muitos desistirem na hora de pensar em investir, imaginam uma gama de burocracia, dificuldades no entendimento do processo, que será mais uma instituição que “roubará” seu dinheiro tão sofrido. Venho aqui dizer que não é bem assim.

Pois bem, o processo é simples, não é tão demorado e não precisa ter medo, montei um pequeno tutorial para mostrar que não tão difícil quanto parece.

Corretora de Valores

No caso vou citar o exemplo da DirectaInvest que foi a corretora que escolhi para investir, o processo nas outras corretoras não deve ser tão diferente quanto essa.
No site da corretora normalmente tem todas as informações necessárias para o procedimento, mas muitos se perdem por passar de página por página. No caso da minha corretora fica bem fácil o acesso a abertura de uma nova conta, ela fica bem localizada no lado superior da página:

abra sua conta

Site da DirectaInvest

Em seguida um formulário deve ser preenchido, o que não é nada complicado, o mesmo é bem intuitivo. No formulário você deverá fornecer um login, que será seu nome dentro da conta, uma senha (guarde essa senha pois a mesma será bastante utilizada), uma assinatura digital e email válido, que ocorrerá a comunicação entre você e a corretora. A diferença entre a senha e a assinatura digital, é que a senha será usada para acessar sua conta, e sua assinatura digital será usada para certificar suas compras e vendas de ativos, tais quais ações, títulos, opções, etc.

ficha de inscrição

Ficha de inscrição no site da DirectaInvest

Agora vem a parte chata. Será enviado a você, através do e-mail fornecido para a corretora de valores, um formulário que deve ser preenchido manualmente de forma legível e enviado por correio junto com cópias de alguns documentos que é solicitado no formulário para a corretora. Em pouco tempo (mais ou menos duas semanas) sua conta estará aberta. No primeiro acesso você fará o preenchimento de seu perfil de investidor, este também é um formulário intuitivo.

A partir daqui está feito a abertura da conta, como podemos ver o processo não é tão difícil, não há tanta burocracia, e sua conta funcionará como uma conta corrente de banco comercial, porém ela será uma conta de investimentos. Mas sendo assim então por que não usar minha conta do banco para investir? Aí depende de cada um, e de cada banco, as taxas cobradas, como é o comportamento do “Home Broker” do banco, mas isso já foi discutido em uma postagem anterior sobre “Como escolher uma Corretora de Valores”.

Escrevi esse artigo porque muitos já vieram me perguntar sobre como fazer para abrir uma conta numa corretora, como é o procedimento, e vimos que não é um processo complicado. O simples fato de pensar em investir já carrega em si um medo e turbilhões de pensamentos acometem as pessoas na hora de pensar em abrir uma conta, então fica a dica de que vale a pena o pequeno esforço inicial de abrir a conta para se alcançar o mundo dos investimentos.

Tenha em mente que a escolha de uma boa corretora de valores é definitivo para o seu sucesso.

Espero que tenham gostado.

2 thoughts on “Abrindo uma Conta em uma Corretora de Valores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *